Chef Murakami Fará Dueto de Chefs em Evento Português

Junto ao chef Paulo Morais, Murakami mostrará a gastronomia nipônica sobre os olhares brasileiro e português

Nos dias 26 e 27 de novembro, o chef Tsuyoshi Murakami receberá no Kinoshita o chef português Paulo Morais, do restaurante Umai, em Lisboa, para um Dueto de chefs – jantar que fará parte do evento Portugal dos Sabores. Inspirados pela gastronomia japonesa em seus restaurantes, os chefs mostrarão em seu jantar as diferentes influências que esta cozinha sofreu tanto no Brasil como em Portugal, respondendo a questão sobre o caminho da cozinha asiática nos dois países.

O jantar harmonizado terá o valor de R$ 480 por pessoa. As reservas deverão ser feitas através do site http://www.portugaldossabores.com.

26 e 27 de novembro de 2012

Dueto de chefs

Local: restaurante Kinoshita, São Paulo

Chef executivo: Tsuyoshi Murakami (restaurante Kinoshita)

Chef convidado: Paulo Morais (restaurante Umai, Lisboa)

Sobre Portugal dos Sabores

Celebrando o Ano de Portugal no Brasil (e o Ano do Brasil em Portugal), o Turismo de Portugal, entidade pública responsável pela promoção, valorização e sustentabilidade da atividade turística naquele país, organiza e promove o festival Portugal dos Sabores. O evento conta com uma extensa programação entre setembro de 2012 e junho de 2013, incluindo jantares e degustações, com a proposta de promover um intercâmbio entre nomes de peso da gastronomia dos dois

países. “É uma forma de erguer mais uma ponte estre as duas nações, que já são tão próximas por causa da história em comum que possuem”, afirma Miguel Horta e Costa, Comissário-Geral do Ano de Portugal no Brasil. O evento conta com a parceria da Sovena, proprietária dos azeites Andorinha; a Água das Pedras, Delta Q, Wines of Portugal, Tivoli Hotels, TAP Portugal e a Vista Alegre.

Sobre o Kinoshita

O chef Tsuyoshi Murakami e seu sócio Marcelo Fernandes inauguraram em fevereiro de 2008 o Kinoshita, restaurante que trouxe ao Brasil o conceito de gastronomia japonesa ― a “kappo cuisine”. Trata-se de uma cozinha singular, única e que procura aflorar diversas sensações a partir de exóticas combinações de aromas, texturas e sabores de raras iguarias.

Dois kappo bars, de cinco metros cada, abrigam 12 pessoas. Atrás, o mestre Murakami transforma-se em um artista quase conceitual que propõe e se relaciona de forma única com seus visitantes ao provocar diferentes estímulos sensoriais, com pratos servidos imediatamente, à base de ingredientes raros e sazonais arranjados conforme temperatura, brilho e frescor. A proposta é de uma cozinha fina, precisa e que permite inovações com base na tradição. Considerada valiosa por usar ingredientes sazonais, a kappo cuisine busca extrair do alimento o suprassumo do sabor, a partir de raras iguarias agradáveis ao paladar. “É uma gastronomia de sensações”, explica Murakami. “Uma viagem ao mundo dos sabores”.

O Kinoshita e seu chef foram eleitos melhor restaurante e chef, em 2008 pela revista “Veja e, em 2009, pela revista Prazeres da Mesa”. Murakami também foi laureado individualmente como melhor chef, em 2008, pela revista “Veja São Paulo”.

Em 2010 foi eleito pela revista Veja São Paulo e pelo Guia da Folha de S. Paulo como o Melhor Restaurante Japonês da cidade. Em 2011, novas premiações: a casa foi considerada o melhor restaurante japonês de São Paulo pelas revistas Época São Paulo e Veja São Paulo. Marcelo Fernandes, por sua vez, foi reconhecido como o “Restaurateur do Ano” pela edição especial “Comer e Beber” de Veja São Paulo. Em 2012, a consagrada casa foi considerada novamente o Melhor Restaurante Japonês da cidade pelas revistas Veja São Paulo e Época São Paulo (esta última com o voto do leitor).

Kinoshita

Rua Jacques Félix, 405, Vila Nova Conceição. Tel.: (11) 3849-6940.

Horário de funcionamento:

Almoço: segunda à sexta-feira, das 12h às 15h. Sábado, das 12h às 16h.

Jantar: segunda-feira a sábado, 19h à 0h.

www.restaurantekinoshita.com.br

Chef Murakami Fará Dueto de Chefs em Evento Português

Share