Os Bikotels do Centro de Portugal

Os Bikotels do Centro de Portugal
Uma das maiores preocupações dos aficionados das bicicletas consiste em assegurar alojamento
adequado equipado com instalações amigas das bicicletas. Portugal torna-se progressivamente um
destino de cicloturismo com imenso potencial e, em especial, a zona do Centro de Portugal.
Por isso não tem que se preocupar mais! A recém-criada rede Bikotels – Bike friendly hotels –
consiste num leque de hotéis e casa de turismo no espaço rural que proporcionam aos ciclo-turistas as instalações e os serviços para acomodar ciclistas de estrada e de montanha durante a sua viagem a Portugal.

Como resposta a uma necessidade actual de novas formas de mobilidade e de redução de impacto ambiental, os Bikotels baseiam-se numa série de boas práticas, tais como:
- parque de estacionamento exterior de bicicletas
- garagem para bicicletas
- serviço de lavagem e secagem diária de roupa do ciclistas
- local para lavagem de bicicletas
- menu específico de ciclista
- mini-oficina com ferramentas básicas e enchimento de ar para pneus
- percursos de BTT e/ou cicloturismo disponíveis (mínimo de 2), com mapas, dados técnicos e tracks GPS.

Integram esta rede as seguintes unidades associadas da Agência Regional de Promoção Turística
Centro de Portugal: Mira Villas Hotel, em Mira; Aquahotel, em Ovar; Casas do Côro, na Aldeia Histórica
de Marialva; Casa do Vale Linteiro, situada entre Góis, Lousã e Poiares (rede das Aldeias do Xisto);
Vilar dos Condes, nas imediações da Aldeia do Xisto de Álvaro (rede das Aldeias do Xisto);
Hotel Rural Quinta da Geia, na Aldeia do Xisto das Dez; Aldeia Oliveiras, nas imediações da
Aldeia do Xisto de Figueira (rede das Aldeias do Xisto); Quinta da Palmeira, na Cerdeira; Casa do Zé Sapateiro, na Aldeia do Xisto da Ferraria de São João (rede das Aldeias do Xisto); H2otel Congress & Medical Spa, em Unhais da Serra, e Casa das Penhas Douradas, em Manteigas.

O portal da rede Bikotels, disponível em versão bilingue: Português e Inglês, oferece aos seus
utilizadores a possibilidade de efectuarem a reserva de alojamento online.

Descubra a rede Bikotels e as suas unidades de excelência e contribua, assim, para um futuro ecologicamente mais sustentável!

Para mais informações, aceda ao site:

http://www.bikotels.com/

The Bikotels of Centro de Portugal are: Mira Villas Hotel in Mira beach; Aquahotel, in Ovar; Casas do Côro, in the Historical Village of Marialva; Casa do Vale Linteiro,near the Schist Villages of Góis and Lousã regions;Vilar dos Condes, in the surroundings of the Schist Village Álvaro; Hotel Rural Quinta da Geia, in the Schist Village Aldeia das Dez; Aldeia Oliveiras, in the surroundings of the Schist Village Figueira; Quinta da Palmeira, in Cerdeira; Casa do Zé Sapateiro, in the Schist Village of Ferraria de São João; H2otel Congress & Medical Spa, in Unhais da Serra/ Serra da Estrela Mountain, and Casa das Penhas Douradas, in Manteigas/ Serra da Estrela Mountain.

Centro de Portugal, um destino bike-friendly? Absolutamente!
Se é adepto de destinos de turismo massificados com milhares de turistas em filas intermináveis em frente a monumentos que todos terão de ver, com as suas máquinas fotográficas entediantes a disparar fotografias que todos têm de tirar, então o Centro de Portugal não é para si! Esta é, acima de tudo, uma região para amantes da natureza que retiram prazer das pequenas coisas da vida e se deliciam com um belo pôr-do-sol, uma refeição deliciosa, um vinho revelador ou um povo afável que lhe acena e lhe dá os “bons dias!”, com um sorriso genuíno!

Para além destas características verdadeiramente únicas, o Centro de Portugal está a tornar-se um destino bile-friendly, verificando-se um crescente investimento por parte dos municípios em facilidades relacionada com o ciclismo e serviços por toda a região.
Daremos alguns exemplos, porém excepcionais, de como o Centro de Portugal se está a converter num destino de turismo ciclável obrigatório!
Aveiro, situada na costa, é umas cidades mais adequadas para andar de bicicleta, devido à sua configuração plana. Em Aveiro, poderá mover-se pela cidade gratuitamente! Há cerca de 350 BUGAs (Bicicletas de Utilização Gratuita de Aveiro) que podem ser levantadas todos os dias das 10:00 às 19:00. Só terá de dirigir-se a um ponto BUGA, deixar os seus dados de identificação e ser-lhe-á dado um cadeado com um código que poderá usar, podendo parar a sua BUGA onde entender.

O município da Murtosa, nas imediações de Aveiro, criou um projecto de mobilidade sustentável baseado numa rede de ciclo-vias em contexto urbano e rural. Um dos objectivos do projecto consistiu em permitir a descoberta do património cultural e natural da Murtosa. A rede cobre hoje em dia uma extensão de 20 km, estando já em curso um alargamento de 10 km.

Os Centros de BTT das Aldeias do Xisto são infra-estruturas desportivas permanentes, compostas
por redes de trilhos de BTT – CrossCountry, Downhill ou FreeRide – e locais de acolhimento, que
colocam à sua disposição estacionamento, balneários, estação de serviço para bicicletas, em regime de self-service. O Centro de BTT da Aldeia do Xisto de Ferraria de São João foi o primeiro do género a
surgir em Portugal.

A Eco-pista do Dão que une as cidades de Viseu, Tondela e Santa Comba Dão é um percurso muito interessante ao longo de uma paisagem natural muito bela. Esta era a antiga linha ferroviária do Dão,
agora convertida num dos percursos pedestres e cicláveis mais apaixonantes do Centro de Portugal.
Esta eco-pista tem 54 km de extensão com interessantes pontos de interesse ao longo do percurso.
Por isso pegue na sua bicicleta, faça a sua reserva num bikotel e pedale pelo Centro de Portugal, um
genuíno mosaico de paisagens! Sinta o vento no cabelo. Sinta o sol no rosto. Será inesquecível.
Sem dúvida!

Saiba mais em: www.visitcentro.com

Os Bikotels do Centro de Portugal

Redes